Enquanto não há uma vacina, a única forma de nos protegermos é seguindo rigorosamente as medidas de prevenção contra a Covid-19.

 

Não podemos relaxar e negligenciar os cuidados que nos resguardaram até o momento.  Pensando nisso e fazendo  sempre o melhor para você ficar bem, a Rede Mater Dei de Saúde preparou um conteúdo interativo para reforçar os cuidados de prevenção que nunca são demais em tempos de pandemia.

VOCÊ SABIA?

A COVID-19, causada pelo novo coronavírus denominado SARS-CoV-2, é uma doença com aspectos ainda não completamente esclarecidos. Ela é responsável pela pandemia que gerou enormes mudanças em nosso modo de vida, tendo acometido mais de 60 milhões de pessoas em todo mundo e tirado a vida de mais de um milhão até o momento. 

 

DICAS PARA SE PROTEGER DA COVID-19:

Use máscara de proteção sempre que sair de casa

Evite tocar olhos, nariz, boca e a máscara de proteção

Não compartilhe objetos de uso pessoal

Mantenha os ambientes sempre bem ventilados

Higienize as mãos com frequência. Clique no botão abaixo e relembre o modo correto de higienizar as mãos

Cordialidade à distância: Mantenha uma distância mínima de um metro entre pessoas em locais públicos

Evite aglomerações. Precisamos estar relativamente distantes agora para estarmos bem e juntos depois 

Cubra nariz e boca com lenço ou parte interna do cotovelo ao tossir ou espirrar

COMO USAR CORRETAMENTE A MÁSCARA DE PROTEÇÃO? 

A máscara de proteção faz parte de um conjunto de medidas para prevenção de contágio pelo Coronavírus. Contudo, para que a proteção seja eficaz são necessários alguns cuidados com sua máscara de proteção, principalmente se esta for reutilizável. Siga rotineiramente as intruções abaixo: 

  • Use máscara de proteção cobrindo o nariz, a boca e o queixo em todos os ambientes sempre que sair de casa;
  • Higienize as mãos antes de colocar a máscara, bem como antes e depois de retirá-la;
  • Troque a máscara de proteção sempre que ela estiver úmida ou suja.;
  • Tenha sempre uma máscara extra com você; 
  • Ao tirar a máscara, guarde-a em um saco plástico limpo e, todos os dias, lave-a, se for uma máscara de tecido, ou jogue-a na lixeira.

MANTENHA O DISTANCIAMENTO SOCIAL

O distanciamento social também é uma medida de prevenção contra o Coronavírus. Siga as instruções abaixo e mantenha seguro você e quem você ama:

  • Nesse momento evite visitar a casa dos amigos, familiares ou as reuniões sociais, como festas e confraternizações.  
  • Ao utilizar o elevador obedeça à recomendação do número máximo de pessoas para manter a distância segura. Dê preferência, sempre que possível, ao uso das escadas. 
  • Quando fizer uso do transporte público mantenha 1 metro de distância das pessoas e abra as janelas, sempre que possível. Não toque desnecessariamente nas superfícies e não leve as mãos ao rosto (olhos, boca e nariz) enquanto não tiver a oportunidade de higienizá-las. Tenha sempre à mão um frasco de álcool gel 70% e utilize-o antes de subir e após descer do veículo, ou sempre que necessário.
  • Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, evite sair de casa ou ter contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos

DÚVIDAS FREQUENTES

Como o Coronavírus é transmitido? 

A transmissão dos coronavírus se dá de pessoa para pessoa: pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas (gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro).

O ciclo pode se iniciar com contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) ou contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 
 

Quais são os sintomas? 

Os sintomas causados pelo Coronavírus podem, por vezes, serem confundidos com sintomas gripais. Por isso, fique atento aos principais sintomas da Covid-19 listados pelo Ministério da Saúde:

 

  • Tosse;
  • Coriza;
  • Febre;
  • Dor de Garganta;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda de olfato (anosmia);
  • Alteração do paladar (ageusia);
  • Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia);
  • Cansaço (astenia);
  • Diminuição do apetite (hiporexia);
  • Dispnéia (falta de ar).
 

O que fazer caso eu esteja com Covid-19?

Caso identifique sintomas sugestivos de Covid-19 ou tenha tido contato com alguém com a doença, procure o atendimento médico para que você possa ser avaliado e confirme o diagnóstico. O médico poderá, assim, indicar os cuidados necessários para o seu caso (nunca recorra a automedicação) e recomendar o período de isolamento. Evite contato físico com as pessoas, principalmente as que fazem parte do grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas.

 

O que fazer caso eu tenha contato com alguém com Covid-19?

Caso more na mesma casa que alguém com diagnóstico positivo é necessário que todos da residência fiquem em isolamento durante o período de incubação da doença, sob monitoramento médico. Também é importante evitar compartilhar o mesmo cômodo da casa com a pessoa infectada, bem como, objetos pessoais como talheres, toalhas, roupas etc. 

 

 

 

Se o contato com alguém positivo para Covid-19 ocorreu em outro ambiente que não a sua residência será necessário avaliar a situação e os riscos envolvidos. Se o contato foi breve e ambos estavam utilizando as proteções necessárias como máscara e higienização das mãos, o risco de transmissão da doença reduz bastante. Entretanto, é importante observar o surgimento de  algum sintoma nas duas semanas seguintes, manter-se afastado das outras pessoas (sempre utilizar a máscara de proteção) e procurar atendimento médico. 

 
 

DICAS PARA O BEM-ESTAR:

MENTAL, EMOCIONAL E FÍSICO NA PANDEMIA

SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL NA PANDEMIA

A pandemia causou incontáveis mudanças em  nossas relações humanas. São meses em isolamento, o medo de ser contaminado, a distância entre família e amigos, muitas informações para serem assimiladas em pouco tempo, bem como, outras situações advindas da pandemia. Esse cenário tem causado em muitas pessoas reflexos negativos na saúde mental e emocional.

 

É comum que nos sintamos emocionalmente e mentalmente abalados durante exposição a grande estresse, que pode gerar ansiedade, nervosismo e grande tensão. Contudo, é necessário observar os impactos que este abalo traz a sua saúde e sua rotina. Pensando sempre no melhor para você ficar bem, separamos algumas dicas para te ajudar a cuidar da sua saúde mental e emocional. 

 
 

DICAS PARA AUMENTAR O BEM-ESTAR MENTAL E EMOCIONAL

Mantenha sua rotina, ainda que esteja em isolamento procure manter seus horários para dormir, acordar e se alimentar, lembrando sempre de manter horários estabelecidos;

Faça exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável;

Não se compare. Cada pessoa reage de uma forma diferente diante do estresse alto e contínuo;

Mantenha seus laços através de contato virtual com família e amigos;

Evite o consumo de álcool e outras drogas;

Procure por informações em fontes confiáveis, informações em excesso podem aumentar sua ansiedade (principalmente informações distorcidas e sensacionalistas);

Caso esteja em home office faça pausas e não extrapole sua carga horária de trabalho diário;

Foque em ações que estão sob o seu controle, como as medidas preventivas, por exemplo. Se preocupar em excesso com o que não está sob seu controle aumenta a ansiedade;

Pratique hobbies e  atividades relaxantes que você goste;

Não hesite em procurar atendimento especializado caso não consiga gerenciar sozinho suas emoções e pensamentos. Caso não esteja disposto a comparecer em consultas presenciais você pode optar pelo atendimento online.

DICAS PARA O BEM-ESTAR FÍSICO

QUAIS EXERCÍCIOS EU POSSO FAZER EM CASA?

A partir do isolamento social o tempo que ficamos em casa aumentou e nos movimentamos menos. Muitas pessoas frequentavam academias e se viram sem opções com o fechamento dos estabelecimentos, enquanto outras já não tinham o hábito de praticar exercícios físicos. Porém, é muito importante pratica-los regularmente, ainda que em isolamento. Não apenas pelo tempo em inércia ser maior em casa, mas, porque a prática de exercícios mantém corpo e mente saudáveis. 

 

Muitas academias já oferecem acompanhamento online com personal trainer e há também muitos vídeos gratuitos com instrutores especializados na internet. Separamos algumas dicas de exercícios que podem ser feitos em casa para você praticar, contudo, lembre-se sempre de procurar orientação médica quando necessário, avaliar seu condicionamento físico e respeitar seus limites.  

 

Clique e confira: Exercícios para praticar em casa

Subir e descer escadas;
Abdominal;
Pular corda;
Flexão;
Alongamento;
Yoga;
Dançar;
Agachamento;
Polichinelo;
Afundo.

FESTAS DE FIM DE ANO: 

DICAS PARA CELEBRAR COM SEGURANÇA

EM TEMPO DE PANDEMIA, O CUIDADO DEVE SER CONSTANTE!

A maneira mais segura de passar as festas de fim de ano é apenas com as pessoas que moram com você, mas se você optar por receber familiares ou festejar em outro local, confira as dicas para celebrar com o máximo de segurança possível.

Clique e confira: Dicas para celebrar com segurança

Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo. Lembre-se de levar uma máscara extra para eventual troca;

 

Mantenha distância de pelo menos 2 metros entre os participantes;

 

Dê preferência a locais abertos e ventilados;

 

Realize comemorações de curta duração e com o menor número de pessoas possível;

 

Evite gritar ou falar alto, principalmente se estiver sem máscara, porque há maior risco de expelir gotículas de saliva;

 

Oriente os familiares a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia. Organize espaços separados para as pessoas que pertencem ao mesmo núcleo familiar;

 
 

Evite o uso de toalhas de pano. Dê preferência às toalhas de papel;

 

Utilize lixeiras com pedal, com abertura sem contato com as mãos;

 

Lave as mãos antes de preparar a comida e use máscara durante o preparo;

 

Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais;

 

Evite o compartilhamento de utensílios para servir a comida. Deixe uma única pessoa responsável pela tarefa. Esta pessoa deve lavar as mãos antes de servir e sempre usar a máscara.

 
 

Clique e confira: Quando não celebrar e receber familiares? 

Lembre-se, não celebre ou receba familiares se você ou ele:

 

Está com sintomas da relacionados à Covid-19, com ou sem diagnóstico da doença;

 
 
 

Ainda está no período de 14 dias desde que teve os primeiros sintomas;

 
 

Manteve contato com alguém que teve a doença nos últimos 14 dias;

 
 

Faz parte ou mora com alguém que faz parte do grupo de risco para casos graves de Covid-19.

 
 
 

A REDE MATER DEI DE SAÚDE ESTÁ PREPARADA PARA TE ATENDER

As recomendações para a prevenção contra a Covid-19 são extremamente importantes e devem ser seguidas com rigor. É necessário lembrar, entretanto, que outras doenças continuam a existir e, por isso mesmo, é essencial que todos estejam atentos à prevenção, diagnóstico e tratamento destas também. Nunca  postergue uma avaliação ou acompanhamento médico se você identificar um sintoma  suspeito e/ou apresentar mal-estar. 

 

Fique atento à sua saúde e não deixe de procurar atendimento médico. A Rede Mater Dei de Saúde criou fluxos diferenciados para receber seus pacientes com segurança. Nos hospitais da Rede há a separação total de casos confirmados e suspeitos, para garantir que não haja contaminação intra-hospitalar. São entradas, elevadores, guichês de atendimento, equipes de atendimento e segmentação de ambientes em alas separadas, até mesmo nos CTIs adultos e UTIs neonatais e pediátricas. Tudo para garantir que você fique bem. 

 

CONFIRA MAIS CONTEÚDO

Alguns Sintomas Não Podem Esperar

A Rede Mater Dei de Saúde sabe que alguns sintomas não podem esperar e  preparou em conteúdo interativo uma lista de sintomas categorizada em 30 especialidades, entre elas: pediatria, geriatria, obstetrícia gravidez, ginecologia, hepatologia, cardiologia, cirurgia geral, entre outros. Clique no botão abaixo e confira o conteúdo completo: 

 

START

GAMING

START

GAMING

QUIZ CORONAVÍRUS:

Verdadeiro ou falso? 

INICIAR O QUIZ E TESTAR MEUS CONHECIMENTOS!

QUIZ: VERDADEIRO OU FALSO? 

  01  

A máscara de proteção deve ser usada apenas em ambientes pequenos e fechados, não preciso usá-la ao ar livre como na rua, por exemplo.

PRÓXIMA QUESTÃO 

QUIZ: VERDADEIRO OU FALSO? 

  02  

O contágio é feito a partir do contato com animais domésticos. 

PRÓXIMA QUESTÃO 

QUIZ: VERDADEIRO OU FALSO? 

  03  

É importante evitar aglomerações, mesmo que seja uma festa apenas com parentes e/ou amigos.

PRÓXIMA QUESTÃO 

QUIZ: VERDADEIRO OU FALSO? 

  04  

Estamos acostumados com resfriados e gripes, não preciso me isolar caso tenha algum sintoma como coriza, febre e dor de garganta. Provavelmente é uma dessas doenças.

PRÓXIMA QUESTÃO 

QUIZ: VERDADEIRO OU FALSO? 

  05  

Caso alguém que more comigo seja contaminado pelo coronavírus é necessário evitarmos os mesmos cômodos da casa, bem como o compartilhamento de objetos pessoais como talheres, roupas e toalhas.

PRÓXIMA QUESTÃO 

QUIZ: VERDADEIRO OU FALSO? 

  06  

Os cuidados de prevenção contra a Covid-19 devem ser mantidos apenas pelas pessoas do grupo de risco como idosos e portadores de doenças crônicas.

PRÓXIMA QUESTÃO 

QUIZ: VERDADEIRO OU FALSO? 

  07  

O vírus pode sobreviver por horas em determinadas superfícies, por isso, é importante estar sempre higienizando as mãos e evitar tocar o rosto. No entanto, não é necessário muita atenção ao lavar as mãos, apenas água já é o suficiente. 

PRÓXIMA QUESTÃO 

QUIZ: VERDADEIRO OU FALSO? 

  08  

Ao tossir não devemos cobrir a boca com as mãos porque as usamos para manipular objetos e tocar em várias superfícies. 

PRÓXIMA QUESTÃO 

QUIZ: VERDADEIRO OU FALSO? 

  09  

Ao chegar em casa é necessário que eu tenha alguns cuidados para evitar a contaminação do meu lar. Um dos cuidados é limpar com álcool 70% as compras feitas antes de guardá-las. 

PRÓXIMA QUESTÃO 

QUIZ: VERDADEIRO OU FALSO? 

  10  

É muito arriscado sair de casa em meio a pandemia, por isso caso me sinta mal com sintomas que perduram vários dias o ideal é evitar procurar atendimento médico e recorrer à automedicação para aliviar os sintomas.

FINALIZAR O QUIZ 

Parabéns você chegou ao final do quiz!

 Esperamos que tenha se saído bem :)

Se não for o caso tudo bem, você pode voltar e reler o conteúdo sempre que precisar.

 

VOLTAR AO INÍCIO DO QUIZ

 

 Quiz: verdadeiro ou falso? 

Quiz: verdadeiro ou falso? 

Preparamos um quiz para te ajudar a não esquecer mais das prevenções para se manter seguro do coronavírus. Responda às afirmações com verdadeiro ou falso e teste seus conhecimentos sobre os métodos de prevenção contra a Covid-19.

Unidades Rede Mater Dei de Saúde

  • Mater Dei Santo Agostinho - Rua Gonçalves Dias, 2.700.
  • Mater Dei Contorno - Avenida do Contorno, 9.000.
  • Mater Dei Betim-Contagem - Via Expressa, 15.500.
  • Mais Saúde - Rua Bernardo Guimarães, 2.785.

 

© 2021 Rede Mater Dei de Saúde. Todos os direitos reservados.

Rede Mater Dei de Saúde, para você ficar bem!

Compartilhe para mais pessoas se cuidarem